sábado, 29 de outubro de 2011

A História da Provincia de Santa Cruz

Rio de Janeiro, RJ em 29/10/2011

Paulo de Paula Mesiano CMG AvN Refº

A História da Província de Santa Cruz


A Província de Santa Cruz, vulgarmente chamada de Brasil, teve a sua primeira história escrita por Pero de Magalhães Gandavo, em 1578, historiador e cronista, nascido em Braga por volta de 1540, professor de Latim e Português, contou nesse Livro os aspectos locais, a sua gente, a Fauna e Flora.
Ao se referir aos nativos, e as dificuldades do trato com os Índios fez esse relato primoroso, que podemos dizer se reflete até os dias de hoje na Administração PeTralha.
Dizia Pero Magalhães Gandavo ao Rei de Portugal sobre os nativos do Brasil:
“A língua de que usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes mas não de maneira que se deixem de entender, (...) Carece de três letras, convém a saber. Não se acha nela o “F”, nem “L”, nem “R”, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente”
José de Anchieta já estava no Brasil a 25 anos se esforçando em absorver a Cultura Indígena para tirar elementos para a Catequese e Colonização da nova Colônia de Portugal e considerava uma tolic o que Gandavo tentava mostrar emblematicamente dsta terra e os relacionamentos com os nativos.
O Colonizador Português se espalhou pelos quatro cantos do Brasil, com todos so seus “efes”, “eles” e “erres”o Brasil teve Rei, alguma Fé, mas lamentalvemente muito pouca Lei.
Hoje temos uma Presidente que se comporta como uma Rainha, apesar do regime Político ser o Presidencialista. A Fé foi abjurada quando os Proclamadores da Republica separaram a Igreja do Estado, e a Lei, representada pela Constituição é freqüentemente desrespeitada.
O Brasil continua sem Fé, desrespeitando a Lei e sem Rei, o único Rei que temos é no liguajar dos nossos compatriotas Baianos e no Cantor das Emoções.
Como Reverter essa caótica situação, só vemos um caminho o do Estudo dos Rudimentos Constitucionais que está sendo proposto pelo Grupo Saldanha da Gama, e uma vez dominado o assunto, exigirmos o cumprimento da Lei Magna,  

Nenhum comentário:

Postar um comentário