quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nota 2013-2 do GSG

Eleições 2013-2

O Grupo Saldanha da Gama (GSG) Comunicou aos Estimados Colegas, Sócios do Clube Naval (CN) a sua disposição de apresentar um Candidato a Presidência do CN, uma vez que o atual Presidente Vice-Almirante Ricardo Antônio Veiga Cabral, por força Estatutária não poderá mais se reeleger, apesar da sua proficiente administração mostrada até a presente data.
O GSG reconhece que os Oficiais de Marinha, como um todo, e  os Sócios em particular, tem necessidade de se discutir, no nosso foro, consubstanciado pelo Corpo Social do CN, seus interesses difusos, mormente aqueles que não estão nitidamente definidos, especialmente os com relação aos Vencimentos (ativa) e Proventos (inativos), que tradicionalmente sempre foram equivalentes, e agora por artimanhas legais possivelmente passarão a descriminar os Inativos (Reserva/Reformados e Pensionistas) dos da Ativa. Como, também, não se visualiza nenhum esforço em valorizar os Militares, o pessoal de Marinha em particular, cuja imagem está muito desgastada junto a Opinião Publica, principalmente com revanchismos e retaliações descabidas, sendo preparadas ao sabor de Legislação facciosa é preciso manter esse tema em discussão.
Também convém lembrar que não podemos restringir ao Comandante da Marinha essas atribuições, pois como Ele mesmo já declarou mais de uma vez em publico “Ele é Governo” e não "Estado" como reza a Constituição. Portanto submeteu-se disciplinarmente às injunções oriundas do Governo. Isso não quer dizer que estejamos fazendo a apologia da Indisciplina, mas apenas estamos defendendo o Direito Constitucional, fixado no artigo 5º inciso IV, segundo o qual “é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato”. Nosso porta-voz, legitimo e democrático, porque é eleito pelo Corpo Social do CN, parcela importante da Sociedade Naval, é o Presidente do Clube e por essas razões é que pretendemos apresentar uma Candidatura à Presidência do CN, laboramos o Comunicado já referido e publicamos a NOTA Eleições 2003-1.
A idéia do GSG é obter das Turmas, das Confrarias e das Praças d’Armas a indicação de nomes escolhidos pelos Sócios, para elaborarmos uma Lista de Candidatáveis, fazermos uma escolha preliminar entre todos os possíveis candidatos e, obtido um resultado, adotar o nome desse Sócio Emérito, que passará a ser o Candidato da Renovação.
Esse é um ponto importante que o GSG gostaria de chamar a atenção. O GSG não é OPOSIÇÃO. O que todos nós queremos é o melhor para o nosso CN, que tem uma massa critica maravilhosa que permite a quem for eleito conduzir os negócios do CN de forma satisfatória; o que queremos é o que acima já externamos: a defesa dos nossos anseios, nossos interesses difusos, ideais e desejos, sem interferir na Administração Naval, porém sem sofremos a interferência dessa Administração e sem criar qualquer constrangimento ao pessoal ainda em Serviço Ativo.
Resumindo: o Comandante da Marinha é o CHEFE, o Líder autocrático nomeado pelo Presidente da Republica, ao passo que o Presidente do CN é o Líder Democrático, eleito em escrutínio livre e secreto pelo Corpo Social, englobando pessoal da Ativa, da Reserva e Reformados. Entrem em contato conosco para fazer seus comentários e sugestões pelo email
cn.eleicoes2013@gmail.com . Cordialmente
Adalberto Nunes Neto & Paulo de Paula Mesiano

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A Informática no GSG

Vamos usar o mais moderno elemento de Poder, em nosso Proveito.
O Grupo Saldanha da Gama concita a todos que usem a Internet, que mantenham um dialogo conosco, que proponham Candidatos a Presidência do Clube, que venham votar e apoiar os Candidatos, escolhidos por todos Nós. Temos que Renovar e Inovar, é inaceitável que tenhamos sempre, o mesmo Grupo, manobrando com idéias ultrapassadas, vamos ser modernos vamos adotar a Informática como meio de troca de Informações e de Conhecimentos.
PODER
Tinha PODER quem devido a sua compleição física tinha mais força, assim aquele que se alimentava melhor, se exercitava mais, podia infligir aos seus adversários um Domínio, e por vezes para conseguir seu intento lançava mão de alguns elementos.
O fruto de seus Estudos e de Avanços Tecnológicos resultantes, conseguia aumentar o seu Poder.
POLVORA
O primeiro elemento de Poder foi sem dúvida alguma a POLVORA, começada a ser usada na China, na Dinastia Han, dizem que a sua descoberta foi feita por acidente, os Alquimistas procuravam desenvolver um Elixir da Longa Vida ou da Imortalidade. Os alquimistas misturando enxofre com salitre (nitrato de potássio) e mais o carvão chegaram a um resultado surpreendente inicialmente só usado em “fogos de artifício”. Em 1494 a França invadiu a Itália e em apenas seis meses superou a resistência oferecida pelos castelos italianos, as Construções Fortificadas deixavam de ter importância, bem como os Exércitos Numerosos, com suas Bêstas, suas Armaduras, seus Arreios e Selas, aperfeiçoadas durante décadas na Era Medieval, deixaram instantaneamente de representar a modernidade no enfrentamento humano. A Artilharia nessa era que se denominou da “Idade da Pólvora” alterou de maneira significativa o panorama da Guerra, sendo a primeira revolução da tecnologia militar.
VAPOR D’ÁGUA
O segundo elemento de Poder destituído de nobreza, sublimidade ou grandiosidade, é o VAPOR D’ÁGUA, que permitia a transformação da energia térmica em energia mecânica, o vapor d’água através das máquinas a vapor, expandiu a indústria, a geração de energia elétrica como deu grande mobilidade e manobrabilidade aos navios. A segunda revolução da tecnologia militar, os grandes navios encouraçados eram todos a vapor, gerado pela queima de Carvão Mineral de que a Inglaterra dispunha em profusão, tornando-a a detentora do domínio do Mar. Logo sendo atenuado pelo terceiro elemento de PODER.
PETRÓLEO
O terceiro elemento de Poder também destituído de nobreza é o PETRÓLEO, uma combinação de carbono e hidrogênio. O hidrocarboneto que submetido a destilação fracionada nos dá: éter; benzina; nafta; gasolina; querosene; óleo diesel e óleos lubrificantes. Como resíduos: asfalto, piche e coque. Como subprodutos parafina e vaselina.  Essa variedade de produtos resultantes da destilação do petróleo teve como conseqüência imediata o desenvolvimento das Maquinas de Combustão interna e sua aplicação em automóveis, caminhões, tratores, pequenas embarcações e aviões e foi a terceira revolução militar com o aparecimento dos Carros de Combate, de navios de menor porte, mas altamente eficientes e eficazes, como os Contratorpedeiros. Com a Invenção do Brasileiro Alberto Santos Dumont novo salto tecnológico com o aparecimento dos aviões de combate, os Bombardeiros, os Caças e os Aviões de Transporte para o apoio Logístico e o lançamento de Paraquedistas, aliando o Poder Terrestre ao Poder Aéreo. O Poderio Bélico passou a ser dependente do Petróleo.
ÁTOMO
O quarto elemento de Poder, o mais revolucionário e letal foi sem duvida alguma o domínio do átomo e sua reação em cadeia, que resultaram nas duas Bombas Atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, pondo fim a Guerra no Pacifico, a posse do Domínio Nuclear pôs fim mais de mil anos de supremacia Européia e ante a reação Soviética gerou uma disputa entre Soviéticos e Americanos pela Hegemonia Mundial, a chamada Guerra Fria.
A Energia Nuclear trouxe também um desenvolvimento militar, o quarto, com o surgimento de Usinas Nucleares para a produção de Energia Elétrica e na propulsão de Navios: os Super Porta-Aviões e os Submarinos Nucleares.  
SILÍCIO
O quinto elemento de Poder, o Silício, nos proporcionou a era da Informática, que poderíamos dizer que é a era da Velocidade, no trato das Informações e do Processamento de dados. Não é o Computador o Elemento de Poder, o quinto Elemento de Poder é um elemento que existe em abundancia no Universo, o Silício.
O Silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, com ampla gama de utilizações, o seu nome vem do latim Sílex/Sílica, suas propriedades se situam entre o Carbono e o Germânio, na forma cristalina é muito duro e pouco solúvel, é um elemento inerte e transmite mais de 95% dos comprimentos de onda das radiações infravermelhas, a sílica quase pura é conhecida como quartzo, por ser um material semicondutor abundante é utilizado na Indústria Eletrônica e graças a Nanotecnologia, na Microeletrônica, tem como base os Transistores e Chips, Células Solares Fotovoltaicas.
O CHIP de Silício é realmente o quinto elemento de Poder. O CHIP é uma pequena lamina de Silício, usada na construção de transistores, diodos e semicondutores que é capaz de realizar as mais diversas funções. O seu maior sucesso não é tanto pelo quantidade de estudo que ele carrega e traz embutido na sua formas física, mas sim na dicotomia Custo & Desempenho.
Tem um Custo baixo porque o CHIP com todos os seus componentes são impressos por Fotolitografia, em massa a um custo irrisório.
Tem um Desempenho alto porque os componentes se alternam rapidamente, em microssegundos e consomem muito pouca energia. A partir de 2006 com o desenvolvimento nanotecnologico passou de poucos mm² para cerca de 350 mm² com até um milhão de transistores por mm².
Ficamos maravilhados com o Desenvolvimento Tecnológico, mas nada disso seria possível sem o ESTUDO, a Educação é indispensável como Fator de Desenvolvimento.
O CHIP, com o uso em Computadores e aplicado na Rede de Computadores é um Instrumento do Poder Militar, eles agilizam o Processo de Informações captadas, de ter Informações analisadas e processadas de forma sistemática, racional e aplicadas.
A Maior flagelo Militar, hoje, é a chamada “Ameaça Assimétrica”, é o ataque conduzido por operadores solitários ou de Forças de pequeno porte, contra Inimigos de muito maior Poder e Estrutura. A Rede de Computadores permite que um agressor detecte, alcance e destrua, o Inimigo de forma rápida, eficiente e eficaz. O desenvolvimento do CHIP é tão ampla que permite que um Missil, dito inteligente , controlado por satélite, faça o trabalho de destruição que a alguns anos requeria um Força descomunal, para executar o mesmo Serviço.
O Uso de armas robotizadas, a laser, computadorizadas, os Instrumentos de Poder de última Geração só foi possível a participação desse elemento em abundância na natureza, o Silício, que na forma do CHIP e graças a Nanotecnologia e a Miniaturização está em todos os equipamentos e componentes Eletro-Eletrônicos.
O desenvolvimento dos Poderes Políticos, Militares e a Administrativos se dá simplesmente através dos tempos com novos conhecimentos, usando as novas Tecnologias por isso o Grupo Saldanha da Gama, concita aos Sócios do Clube Naval, a unir esforços em prol dos Conhecimentos Sociais, é notório que precisamos de ter um Porta-voz, o Grupo Saldanha da Gama considera como essa Pessoa o Presidente do Clube Naval, para disseminar os Estudos e Propostas dos Oficiais de Marinha.
Precisamos ser ouvidos, para isso temos que usar a PALAVRA, escrevendo usando a escrita a transformamos em Palavra Falada, falando transformamo-la em Palavra escrita que fica consignada em relatórios, projetos e finalmente em LEIS e ai podemos atender a determinação da nossa Lei Magna que é: devemos fazer ou deixar de fazer o que estiver consignado em Lei.

TUDO PELA PÁTRIA

  

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Eleições 2013 - 1


Eleições 2013

Prezados Colegas,

Em prosseguimento ao processo relativo às eleições 2013 no Clube Naval, participamos que encaminhamos aos coordenadores de turmas, confrarias e praça d’armas pedido de  sugestões quanto a nomes de possíveis candidatos que se enquadrem nos critérios já publicados ou outros sócios que possam ser candidatos, mesmo não se enquadrando plenamente no citado perfil.

Cremos ainda ser muito importante que grande parcela dos candidatos aos Conselhos Diretor e Fiscal seja composta de sócios jovens, para que possamos realmente implementar uma política de RENOVAÇÂO na administração.

Sugestões podem ser enviadas por email para cn.eleicoes2013@gmail.com

Atenciosamente

Paulo Mesiano
Adalberto Nunes