sábado, 12 de novembro de 2011

O que é um Blog?

Rio de Janeiro, RJ em 12/11/2011

Paulo de Paula Mesiano CMG AvN Refº

Mensagem aos Sócios do Clube Naval


De forma indubitável precisamos exercer o nosso Direito Constitucional, de Manifestação do nosso Pensamento, de Informar, de Contestar, pois um dos  Direitos e Garantias Fundamentais é o expresso na assertiva prevista no artigo 5º Inciso LV da Constituição Federal, o Direito ao Contraditório e a Ampla Defesa.
Contraditório: que contradiz, que tem sentido contrário, permitindo réplica, tréplica, impugnação etc.
Constatamos que não se consegue levar a nossa Palavra, a arma democrática mais letal, a nossa disposição, a quem de direito, para fazermos ouvir o “ronco” surdo das insatisfações, precisamos disseminar os nossos anseios, desejos etc. e não dispomos duma Mídia,para a difusão da Informação, não temos os meios de comunicação social, mas isso mudou ou melhor evoluiu com a aplicação da Informática, do Processamento de Dados.
O inicio dessa evolução foi o uso restrito do Computador, equipamento caro, volumoso, que só uma Elite tinha acesso. Mas com a evolução tecnológica, com o barateamento dos Computadores, que passaram a ser acessíveis pecuniaramente, e com o uso da Internet, que é a rede de computadores, trocando dados e mensagens, todos passaram a ter acesso as Informações e poder disseminar as suas idéias e comunicados, inicialmente presos a um domicilio, hoje libertado da reclusão deste e melhor ainda, miniaturizado e incorporado aos Telefones Celulares, passou-se a ter uma liberdade de manifestar os pensamentos, de informar e de se comunicar de qualquer ponto onde haja uma empresa, provedora que fornecedora de Sinal, que dê cobertura a este celular.
Apesar do nosso entusiasmo, com a Internet, ficamos desalentados com a quantidade grande de Colegas que não têm e não querem usar os Computadores e como não querem usar o Telefone Celular, são os sem “C” sem computador, sem celular e se formos ver também são sem carro, sem cachorro e sem criança, o único “C” que não dispensam é o “C” de Cerveja, e do Cigarro que são contribuintes mortais para outro “C” que é o Coração e seu sistema “C” o cardiovascular.
Com os Computadores, devidamente conectados a Internet, driblamos a essa limitação que nos é imposta de não termos acesso a Mídia. De uma forma geral ficamos discutindo os nossos problemas de forma adiabática, internamente, sem utilizarmos da Entropia dos nossos argumentos, da nossa retórica. Mas a Internet nos permite mater contato com qualquer parte do planeta através dos e-mails, o Correio Eletrônico, e dentro da Internet temos outro recurso extraordinário que é o Blog. Muitos perguntam o que é isso? De que se trata? Procurando nos alfarrábios constatamos o Seguinte:

     Blog, Um blog (contração do termo inglês Web log, diário da Web) é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.
Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos.
Em dezembro de 2007, o motor de busca de blogs Technorati rastreou a existência de mais de 112 milhões de blogs.[3] Com o advento do videoblog, a palavra blog assumiu um significado ainda mais amplo, implicando qualquer tipo de mídia onde um indivíduo expresse sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto qualquer.
Pelo exposto concito aos Colegas a lerem os Blogs rodadeleme.blogspot.com;
gsg-gsg.blogspot.com; navedodeliirio.blogspot.com; vivaamarinha.blogspot.com; a marinhaquevoa.blogsport.com; todos ele permitem Comentários, concorde ou não com o Blog Você têm a Liberdade de postar o seu Comentário. Cordialmente Paulo de Paula Mesiano