sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mentira

Mentira: afirmação contraria a verdade a fim de induzir a erro.
Psicologicamente a Mentira é tudo aquilo que não condiz com a Verdade. A Omissão é uma Mentira, quem omite algo, esconde parte da Verdade. Mas a Mentira é um ato de Preservação, sob o Ponto de Vista Psicológico, tal como a Dor ou a Febre o são sob os pontos de Vista Fisiológico. A Mentira se forma na nossa Mente e é para a nossa Mente, uma Arma de Preservação Social. Por sua vez a Mentira do Ponto de Vista Ético/Moral é a Intenção de enganar e de distorcer a Verdade. Mas se tivermos de avaliá-la Juridicamente, a Mentira é avaliada pelo Dolo, pela Intenção e Prejuízo Moral /Material que ela causou, jamais teremos uma Mentira Culposa, ou seja, sem intenção de causarmos um prejuízo, seja ele material ou moral.
Mentimos três vezes a cada dez minutos, Mentimos para atenuar o Impacto que a Verdade teria, Mentimos para não Magoar Pessoas com quem nos importamos ou para evitar situações embaraçosas e as constrangedoras. Isso não quer dizer que sejamos um Mitômano.
Mitômano é um distúrbio de Personalidade, é uma tendência compulsiva a Mentira, por isso o Mitômano tem dificuldade em admitir a Verdade.
O Mitômano, aquele que pratica a Mitomania que é a tendência a narrar, extraordinárias aventuras, imaginárias como se fossem verdadeiras, numa pseudologia fantástica, cultivam o hábito de mentir e fantasiar desenfreadamente.
Por vezes os Mitômanos são acometidos de uma doença psiquiátrica que é a Esquizofrenia, definida como:
Esquizofrenia: Termo geral que designa psicoses, transtorno mental, que mostra um conflito com a realidade;
As Pessoas Esquizofrênicas são doentes mentais, a Mitomania é uma Doença Mental e os que sofrem dela apesar de fisicamente hígidos, sadios, estão Psiquiatricamente Doentes r uma dessas doenças que passam despercebidas, é o Delírio Persecutório.
O Delírio é uma convicção errônea baseada em falsas conclusões, mantida por uma pessoa que se julga o dono da verdade, mesmo que seus assessores pensem o contrário, quando sua pratica se torna publica e poderia reverter a sua alucinação e ela se torna ou seja fruto duma Perseguição, daqueles que querem o derrotar, o Doente Mental não aceita que está doente e que seu transtorno só cessa se for feita uma Auto-Analise dos seus Atos.
Os Mentirosos, os que sofrem de Delírio Persecutório seguem um perfil bem definido, em que acreditam em absolutamente fantasioso que conferem a isso um status de Verdade e o mais persuasivo é o Mentiroso, quanto mais convincente, quanto mais minuciosa, quanto mais apelativa, quanto mais aparece ser aceitável, podemos afirmar ser uma grossa Mentira, a sua história.
Temos que ter muito cuidado com os Mentirosos, mesmo quando cercados de todos os dados que indica a Mentira, devemos nos basear na apuração da Verdade das palavras do Mentiroso, Ele mesmo irá se contradisser e não poderá contestar porque foi Ele que disse, pois a tendência do Mentiroso é de distorcer os fatos passando Você de Acusador para o Mentiroso, Ele vive da distorção da Verdade induzindo todos a um erro.
                                                                       Rio de Janeiro,RJ em 30/12/2011
Paulo de Paula Mesiano CMG AvN Ref°