sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A Informática no GSG

Vamos usar o mais moderno elemento de Poder, em nosso Proveito.
O Grupo Saldanha da Gama concita a todos que usem a Internet, que mantenham um dialogo conosco, que proponham Candidatos a Presidência do Clube, que venham votar e apoiar os Candidatos, escolhidos por todos Nós. Temos que Renovar e Inovar, é inaceitável que tenhamos sempre, o mesmo Grupo, manobrando com idéias ultrapassadas, vamos ser modernos vamos adotar a Informática como meio de troca de Informações e de Conhecimentos.
PODER
Tinha PODER quem devido a sua compleição física tinha mais força, assim aquele que se alimentava melhor, se exercitava mais, podia infligir aos seus adversários um Domínio, e por vezes para conseguir seu intento lançava mão de alguns elementos.
O fruto de seus Estudos e de Avanços Tecnológicos resultantes, conseguia aumentar o seu Poder.
POLVORA
O primeiro elemento de Poder foi sem dúvida alguma a POLVORA, começada a ser usada na China, na Dinastia Han, dizem que a sua descoberta foi feita por acidente, os Alquimistas procuravam desenvolver um Elixir da Longa Vida ou da Imortalidade. Os alquimistas misturando enxofre com salitre (nitrato de potássio) e mais o carvão chegaram a um resultado surpreendente inicialmente só usado em “fogos de artifício”. Em 1494 a França invadiu a Itália e em apenas seis meses superou a resistência oferecida pelos castelos italianos, as Construções Fortificadas deixavam de ter importância, bem como os Exércitos Numerosos, com suas Bêstas, suas Armaduras, seus Arreios e Selas, aperfeiçoadas durante décadas na Era Medieval, deixaram instantaneamente de representar a modernidade no enfrentamento humano. A Artilharia nessa era que se denominou da “Idade da Pólvora” alterou de maneira significativa o panorama da Guerra, sendo a primeira revolução da tecnologia militar.
VAPOR D’ÁGUA
O segundo elemento de Poder destituído de nobreza, sublimidade ou grandiosidade, é o VAPOR D’ÁGUA, que permitia a transformação da energia térmica em energia mecânica, o vapor d’água através das máquinas a vapor, expandiu a indústria, a geração de energia elétrica como deu grande mobilidade e manobrabilidade aos navios. A segunda revolução da tecnologia militar, os grandes navios encouraçados eram todos a vapor, gerado pela queima de Carvão Mineral de que a Inglaterra dispunha em profusão, tornando-a a detentora do domínio do Mar. Logo sendo atenuado pelo terceiro elemento de PODER.
PETRÓLEO
O terceiro elemento de Poder também destituído de nobreza é o PETRÓLEO, uma combinação de carbono e hidrogênio. O hidrocarboneto que submetido a destilação fracionada nos dá: éter; benzina; nafta; gasolina; querosene; óleo diesel e óleos lubrificantes. Como resíduos: asfalto, piche e coque. Como subprodutos parafina e vaselina.  Essa variedade de produtos resultantes da destilação do petróleo teve como conseqüência imediata o desenvolvimento das Maquinas de Combustão interna e sua aplicação em automóveis, caminhões, tratores, pequenas embarcações e aviões e foi a terceira revolução militar com o aparecimento dos Carros de Combate, de navios de menor porte, mas altamente eficientes e eficazes, como os Contratorpedeiros. Com a Invenção do Brasileiro Alberto Santos Dumont novo salto tecnológico com o aparecimento dos aviões de combate, os Bombardeiros, os Caças e os Aviões de Transporte para o apoio Logístico e o lançamento de Paraquedistas, aliando o Poder Terrestre ao Poder Aéreo. O Poderio Bélico passou a ser dependente do Petróleo.
ÁTOMO
O quarto elemento de Poder, o mais revolucionário e letal foi sem duvida alguma o domínio do átomo e sua reação em cadeia, que resultaram nas duas Bombas Atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, pondo fim a Guerra no Pacifico, a posse do Domínio Nuclear pôs fim mais de mil anos de supremacia Européia e ante a reação Soviética gerou uma disputa entre Soviéticos e Americanos pela Hegemonia Mundial, a chamada Guerra Fria.
A Energia Nuclear trouxe também um desenvolvimento militar, o quarto, com o surgimento de Usinas Nucleares para a produção de Energia Elétrica e na propulsão de Navios: os Super Porta-Aviões e os Submarinos Nucleares.  
SILÍCIO
O quinto elemento de Poder, o Silício, nos proporcionou a era da Informática, que poderíamos dizer que é a era da Velocidade, no trato das Informações e do Processamento de dados. Não é o Computador o Elemento de Poder, o quinto Elemento de Poder é um elemento que existe em abundancia no Universo, o Silício.
O Silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, com ampla gama de utilizações, o seu nome vem do latim Sílex/Sílica, suas propriedades se situam entre o Carbono e o Germânio, na forma cristalina é muito duro e pouco solúvel, é um elemento inerte e transmite mais de 95% dos comprimentos de onda das radiações infravermelhas, a sílica quase pura é conhecida como quartzo, por ser um material semicondutor abundante é utilizado na Indústria Eletrônica e graças a Nanotecnologia, na Microeletrônica, tem como base os Transistores e Chips, Células Solares Fotovoltaicas.
O CHIP de Silício é realmente o quinto elemento de Poder. O CHIP é uma pequena lamina de Silício, usada na construção de transistores, diodos e semicondutores que é capaz de realizar as mais diversas funções. O seu maior sucesso não é tanto pelo quantidade de estudo que ele carrega e traz embutido na sua formas física, mas sim na dicotomia Custo & Desempenho.
Tem um Custo baixo porque o CHIP com todos os seus componentes são impressos por Fotolitografia, em massa a um custo irrisório.
Tem um Desempenho alto porque os componentes se alternam rapidamente, em microssegundos e consomem muito pouca energia. A partir de 2006 com o desenvolvimento nanotecnologico passou de poucos mm² para cerca de 350 mm² com até um milhão de transistores por mm².
Ficamos maravilhados com o Desenvolvimento Tecnológico, mas nada disso seria possível sem o ESTUDO, a Educação é indispensável como Fator de Desenvolvimento.
O CHIP, com o uso em Computadores e aplicado na Rede de Computadores é um Instrumento do Poder Militar, eles agilizam o Processo de Informações captadas, de ter Informações analisadas e processadas de forma sistemática, racional e aplicadas.
A Maior flagelo Militar, hoje, é a chamada “Ameaça Assimétrica”, é o ataque conduzido por operadores solitários ou de Forças de pequeno porte, contra Inimigos de muito maior Poder e Estrutura. A Rede de Computadores permite que um agressor detecte, alcance e destrua, o Inimigo de forma rápida, eficiente e eficaz. O desenvolvimento do CHIP é tão ampla que permite que um Missil, dito inteligente , controlado por satélite, faça o trabalho de destruição que a alguns anos requeria um Força descomunal, para executar o mesmo Serviço.
O Uso de armas robotizadas, a laser, computadorizadas, os Instrumentos de Poder de última Geração só foi possível a participação desse elemento em abundância na natureza, o Silício, que na forma do CHIP e graças a Nanotecnologia e a Miniaturização está em todos os equipamentos e componentes Eletro-Eletrônicos.
O desenvolvimento dos Poderes Políticos, Militares e a Administrativos se dá simplesmente através dos tempos com novos conhecimentos, usando as novas Tecnologias por isso o Grupo Saldanha da Gama, concita aos Sócios do Clube Naval, a unir esforços em prol dos Conhecimentos Sociais, é notório que precisamos de ter um Porta-voz, o Grupo Saldanha da Gama considera como essa Pessoa o Presidente do Clube Naval, para disseminar os Estudos e Propostas dos Oficiais de Marinha.
Precisamos ser ouvidos, para isso temos que usar a PALAVRA, escrevendo usando a escrita a transformamos em Palavra Falada, falando transformamo-la em Palavra escrita que fica consignada em relatórios, projetos e finalmente em LEIS e ai podemos atender a determinação da nossa Lei Magna que é: devemos fazer ou deixar de fazer o que estiver consignado em Lei.

TUDO PELA PÁTRIA

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário